O Colégio Fazer Crescer (CFC), que fica no Rosarinho, zona Norte do Recife, promove, em parceria com o Instituto Lado a Lado e a Universidade de Pernambuco (UPE), várias ações que marcam o Setembro Vermelho, movimento que alerta sobre o alto índice de doenças cardiovasculares na população.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), de 2004 a 2013, mais de três milhões de pessoas morreram em decorrência dessas doenças, o que significa, em média, uma morte a cada 40 segundos. De acordo com o Instituto Lado a Lado, as doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que todos os tipos de cânceres juntos, três vezes mais do que as doenças respiratórias e seis vezes mais que todas as infecções, inclusive a AIDS.
A coordenadora dos projetos sustentáveis do CFC, Denise Paranhos, explica que de 11 a 13 de setembro, alunos do curso de medicina da UPE (Projeto Conhecimento Salva Vidas) estarão no colégio, a partir das 8h, para conversar com os alunos do 5° ano do ensino Fundamental ao 2° ano do ensino Médio sobre a importância de identificar os sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou uma Parada Cardiorrespiratória (PCR) e realizar os primeiros socorros, com o objetivo de minimizar as possíveis sequelas das doenças.
Os alunos do 8° ano construíram cerca de 30 protótipos de bonecos para que possa ser feita uma simulação de como fazer uma massagem cardíaca, aumentando a chance de salvar a vida de uma pessoa. Vale ressaltar que todos os bonecos foram construídos com material reciclável como jornais e garrafas PET, respeitando a filosofia sustentável do colégio.
No dia 14, o cardiologista Nélson Araújo vai ministrar uma palestra para os funcionários do CFC sobre o tema, a partir das 8h, no auditório do Ecoprédio. No dia 24, às 8h, uma equipe do Serviço Social do Comércio (Sesc) estará no CFC para fazer testes de glicemia e aferir a pressão arterial dos funcionários. Além disso, as turmas da Educação Infantil e do Fundamental I vão trabalhar o tema em sala de aula, numa parceria com o Instituto Lado a Lado. A Canteen também participa das ações do Setembro Vermelho, com palestras em sala de aula, com a nutricionista Simone Carneiro, abordando o tema da alimentação saudável para que todos possam viver com mais saúde.