Arquivos Cultura E História - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco

Cultura e história

apel1

Apel celebra um ano com sessão solene e posse de novas acadêmicas

Cerimônia na Universidade Católica de Pernambuco reforça o papel da APEL na valorização da cultura e da literatura cristã Com as presenças de 16 dos 26 imortais, a Academia Pernambucana Evangélica de Letras (APEL) realizou, na noite dessa sexta-feira (17), a sua segunda sessão solene, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O evento reuniu familiares, amigos e autoridades, marcando o primeiro aniversário da instituição e a posse de quatro novas acadêmicas. Fundada em 10 de outubro de 2024, durante cerimônia na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a APEL tem como missão valorizar e difundir a literatura evangélica, promovendo o diálogo entre fé, arte e conhecimento. Nesta nova etapa, foram empossadas as escritoras Vanilda Góis, Viviane Lansky, Peggy Peterson e Izia Barbosa, que passam a integrar o quadro da Academia. O pronunciamento solene da noite foi feito pelo acadêmico reverendo Thomas Magnum de Almeida, que abordou o tema “A vida intelectual e o escritor cristão”. Em sua mensagem, Thomas ressaltou que o escritor cristão é, antes de tudo, um intelectual comprometido com a verdade e com a luz da fé. Ele defendeu que a escrita deve refletir a ordem, a harmonia e a sabedoria do Criador, sendo um instrumento de transformação cultural em meio à confusão moral e intelectual do mundo contemporâneo. “O escritor cristão é um feixe que ordena, um farol que norteia, e deve escrever não para a efemeridade do tempo, mas para a eternidade da Verdade”, destacou o reverendo em sua fala. O presidente da APEL, reverendo Roberval Góis, destacou a importância da celebração e o crescimento da produção literária cristã no Estado. “Como presidente da APEL, estamos aqui para a celebração da cultura evangélica em Pernambuco e no Brasil, e como academia de letras, estamos abertos à reflexão e à produção acadêmica. Só em 2025, os acadêmicos da APEL lançaram mais de 20 obras, e algumas outras ainda serão lançadas neste ano”, afirmou. O evento contou também com as presenças do deputado estadual Joel da Harpa, que conduziu a cerimônia de fundação da Academia em 2024, e do pastor Washington Vautier, presidente da Convenção da Igreja O Brasil para Cristo em Pernambuco. ATIVIDADES E PROJEÇÃO PARA O SEGUNDO ANO Ao longo do primeiro ano de atividades, a APEL promoveu encontros entre os acadêmicos e participou de lançamentos de livros dos seus membros. A expectativa para o próximo ciclo do vice-presidente José Roberto de Souza (que estava em São Paulo em atividade acadêmica) é ampliar as parcerias com universidades, editoras e instituições religiosas, fortalecendo o papel da literatura evangélica no cenário cultural pernambucano. “Queremos inspirar novas gerações de escritores cristãos e abrir espaços para que suas vozes sejam ouvidas. A APEL é, acima de tudo, um instrumento de edificação e de contribuição cultural para Pernambuco e para o Brasil”, ressaltou José Roberto.

Apel celebra um ano com sessão solene e posse de novas acadêmicas Read More »

Sitio Historico de Cruz das Almas

Preservação do Sítio Histórico de Cruz das Almas do Quilombo do Castainho em debate

Encontro destaca a importância do reconhecimento e da proteção do patrimônio afro-brasileiro em Garanhuns. Foto: Eduardo Cunha/Fundarpe-Secult-PE No próximo sábado (18), será realizada uma mesa redonda com o tema Preservação do Sítio Histórico de Cruz das Almas do Quilombo do Castainho. O debate busca reforçar a necessidade de mobilização da sociedade civil para o reconhecimento e valorização do patrimônio histórico afro-brasileiro, com foco especial na proteção de bens culturais vinculados às comunidades quilombolas, seja por meio do tombamento ou registro. O evento reunirá o Mestre Ígor Cardoso, membro do Instituto Histórico de Garanhuns e do IAHGP; Harlan Gadelha, representante do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC), presidente do IHAGGO e também membro do IAHGP; a Dra. Pollyana Calado, técnica em preservação do patrimônio cultural; e a Professora Dra. Luanna Ventura, sócia honorária do IAHGP. A mesa redonda pretende fomentar o diálogo sobre a preservação de espaços simbólicos para a memória e a identidade quilombola, além de discutir estratégias para garantir o reconhecimento institucional e o fortalecimento das políticas de salvaguarda do patrimônio afro-brasileiro.

Preservação do Sítio Histórico de Cruz das Almas do Quilombo do Castainho em debate Read More »

Screenshot 2025 10 16 04 23 51 766 com.whatsapp edit Easy Resize.com

Iza do Amparo lança coleção de ladrilhos em Olinda

Mostra Geratriz_Iza une arte, design e memória no Mercado Eufrásio Barbosa A artista plástica Iza do Amparo e o designer Moa Campelo apresentam a exposição Geratriz_Iza, que será aberta neste sábado (18), às 15h, na Galeria 1 do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. Com entrada gratuita, a mostra reúne uma coleção de ladrilhos hidráulicos e as obras originais de Iza que inspiraram a criação das padronagens, em uma proposta que conecta arte, design e preservação da memória arquitetônica. Com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, o projeto traz uma experiência acessível para pessoas com mobilidade reduzida e deficiência visual, incluindo audiodescrição e visitação tátil acompanhada por monitores. Ao longo de mais de 50 anos de trajetória, Iza criou centenas de estampas artesanais baseadas em uma “célula geratriz”, que, ao se repetir de forma modular, compõe diferentes padronagens — conceito que dá nome à exposição. A mostra apresenta oito padronagens de ladrilhos hidráulicos, obras originais da artista, moldes de produção e mockups das peças. Segundo o designer Moa Campelo, que assina o design da coleção, a criação foi idealizada para preservar a essência das obras de Iza, com foco na organicidade, assimetria e identidade gráfica. Composta por doze cores, a coleção permite múltiplas combinações, mesclando ladrilhos estampados e lisos, fugindo do padrão convencional de pisos. A iniciativa também valoriza o ofício tradicional dos artesãos de Olinda. Produzidos pela LadrilhOlinda, os ladrilhos reforçam a importância de preservar técnicas centenárias, ao mesmo tempo em que renovam o repertório visual do patrimônio arquitetônico local. ServiçoExposição: Geratriz_IzaAbertura: sábado, 18 de outubro, das 15h às 17hLocal: Galeria 1 – Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, OlindaEntrada: gratuitaAcessibilidade: audiodescrição e visita tátilRedes sociais: @atelie_izadoamparo | @ladrilholinda

Iza do Amparo lança coleção de ladrilhos em Olinda Read More »

Marquinhos ATG 3

Arte urbana transforma o centro do Recife com novo mural de Marquinhos ATG

Inspirado pela COP 30 e pela encíclica Laudato Si, artista recifense pinta mural de 200 metros sobre equilíbrio ecológico na Rua do Príncipe. Fotos: AlexBigzoom A Rua do Príncipe, no bairro da Boa Vista, ganhou novas cores e significados com o mural criado pelo artista urbano Marquinhos ATG. A obra, que se estende por cerca de 200 metros entre o muro do Liceu Nóbrega e o estacionamento em frente à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), transforma um dos principais corredores do centro do Recife em um manifesto visual sobre a convivência harmoniosa entre natureza e cidade. Inspirado pela COP 30, que será realizada em novembro em Belém, e pelos 10 anos da encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, o trabalho retrata capivaras, araras, pássaros e figuras humanas em cenas que celebram o equilíbrio ecológico. “O padre me disse que queria deixar este mural como um legado para as novas gerações, com uma mensagem de cuidado com o meio ambiente e com a vida”, conta Marquinhos ATG, que desenvolveu a obra em parceria com o Instituto Humanitas Unicap e os padres Pedro e Lúcio. Para o Padre Pedro, “essa arte transforma muros em comunicação, mobilizando nossos sentidos e conectando natureza e sonhos de outra cidade possível”, além de representar mais uma forma da Unicap “habitar seu campus, que é a cidade”. O mural também traz frases do Papa Francisco, como “Tudo está interligado”, “A beleza é a porta de entrada para a consciência ecológica” e “O mundo canta um Amor infinito, como não cuidar dele?”, reforçando a mensagem de responsabilidade coletiva e consciência ambiental. O processo de criação foi dividido em três etapas. A primeira e a terceira, realizadas por Marquinhos ATG com assistência do artista Luther, renovaram os muros da Unicap e do Liceu Nóbrega. Já a segunda etapa, que se estende até a Rua Nunes Machado, reuniu nomes da cena urbana recifense, como Véio Art, Léo Gospel, Yony Seres, Del Arkivo, Marcel Menta e Deco, em um gesto de valorização da coletividade e da diversidade artística do Recife. Com uma trajetória marcada por obras emblemáticas, como o megamural “Recife Meu Amor”, na Avenida Conde da Boa Vista, Marquinhos ATG vai escrevendo seu nome na arte urbana pernambucana. Formado em Fotografia pela Unicap, o artista também atua como produtor cultural e arte-educador, participando de projetos sociais e coletivos que fortalecem a cultura hip hop e promovem a arte como ferramenta de transformação.

Arte urbana transforma o centro do Recife com novo mural de Marquinhos ATG Read More »

Screenshot 2025 10 15 09 30 18 269 com.microsoft.office.outlook edit Easy Resize.com

De quase morte à estreia no horário nobre: a virada inspiradora de Guto Galvão em “Vale Tudo”

Ator transforma experiência de vida em arte e celebra papel marcante na novela das nove A trajetória de Guto Galvão é daquelas que parecem saídas de um roteiro de superação. Aos 32 anos, o ator celebra sua estreia no horário nobre da Globo, interpretando Luiz em Vale Tudo. Na trama, ele dá vida ao suposto pai biológico de Sarita (Luara Telles), cuja chegada provocou um abalo emocional na rotina das mães adotivas Cecília (Maeve Jinkings) e Laís (Lorena Lima). Mas tudo não passou de uma tentativa de golpe. “O público se emocionou com essa tentativa de reencontro entre pai e filha, ao mesmo tempo em que a novela traz à tona reflexões importantes sobre vínculos familiares”, analisa o ator. Formado em direito antes de seguir a carreira artística, Guto destaca que o conflito retratado na novela levanta questões sociais importantes. “Quando Luiz chega dizendo ser o pai dela e querendo conhecê-la, temos um evento tenso, de muitas emoções, ainda mais se tratando da reta final da história, onde tudo fica mais intenso”, diz ele, reforçando: “Novelas são obras de ficção, e recursos narrativos são utilizados para contar histórias e inserir temas. Mas é importante dizer que, quanto aos processos de adoção no Brasil, eles são muito sérios, seguros e sigilosos.” Radicado no Rio de Janeiro, o ator já vinha conquistando espaço na televisão. Em 2023, ele interpretou o engenheiro Aníbal em Amor Perfeito, na faixa das seis, e também se destacou no cinema com produções premiadas como Manas e Pureza. “Foi uma mistura de emoções: alegria, honra e também um frio na barriga. Venho me preparando há anos para esse momento e sinto que é tanto uma realização quanto o início de uma nova etapa. Sonho em poder inspirar outras pessoas, como Dira Paes me inspirou, uma das minhas grandes referências”, afirma. O caminho até aqui, no entanto, foi marcado por um episódio que mudou completamente sua visão de mundo. Aos 22 anos, Guto foi diagnosticado com miocardite viral e passou meses internado. “Eu peguei um vírus da gripe que atingiu meu coração. Na UTI, comecei a questionar minhas escolhas. Pensei: ‘Se eu morrer hoje, não aproveitei minha vida’. Fiz uma promessa a mim mesmo de que, se me recuperasse, iria atrás do que realmente queria”, relembra. Após o período de recuperação, foi incentivado pelo irmão a tentar o teatro e descobriu sua verdadeira vocação. “Estou lendo cada mensagem e muito emocionado com o carinho. Esse momento é especial. Estar aqui agora enche meu coração de alegria e gratidão”, garante o ator. A estreia de Guto Galvão em Vale Tudo marca não apenas o surgimento de um novo talento no horário nobre, mas também a consagração de uma história de coragem, reinvenção e amor pela arte.

De quase morte à estreia no horário nobre: a virada inspiradora de Guto Galvão em “Vale Tudo” Read More »

crianca cidada

Orquestra Sinfônica Jovem Criança Cidadã encerra temporada 2025 no Teatro de Santa Isabel

Apresentação gratuita reúne Grupo de Percussão e Orquestra Sinfônica Jovem sob regência do maestro Jadson Dias, nesta terça (14), no Recife A Orquestra Sinfônica Jovem Criança Cidadã encerra a temporada 2025 com um concerto especial no Teatro de Santa Isabel, no Recife, nesta terça-feira (14), às 20h. A apresentação, com entrada gratuita, reunirá o Grupo de Percussão e a Orquestra Sinfônica Jovem sob a regência do maestro Jadson Dias, em uma noite marcada pela diversidade musical e pelo encerramento de um ciclo de destaque no calendário cultural pernambucano. O programa será dividido em duas partes. A primeira será dedicada à percussão, com as obras “Afro Amero”, de Phil Faini; “Dance of the Sugar Plum Fairy”, de Piotr Ilyich Tchaikovsky; e “Coração de Gelo”, de Nailton Vieira. Nesta última, o percussionista Fábio Kalleby fará um solo de xilofone. “É uma grande honra representar o Grupo de Percussão neste concerto. ‘Coração de Gelo’ é uma obra especial no meu amadurecimento artístico, e poder interpretá-la ao lado dos meus colegas deixa tudo ainda mais memorável. Estamos preparando tudo com dedicação para oferecer uma noite inesquecível ao público”, afirma Fábio Kalleby. Na segunda parte, a Orquestra Sinfônica Jovem apresentará as “Carmen Suíte n° 1 e n° 2”, de Georges Bizet, encerrando a temporada com uma das obras mais vibrantes e reconhecidas do repertório sinfônico mundial. “Encerrar a temporada com esse concerto é uma forma de celebrar o trabalho que desenvolvemos ao longo do ano. Será uma noite de muita emoção”, destaca o maestro Jadson Dias. O evento contará com audiodescrição, tradução em Libras e estrutura totalmente acessível, incluindo rampas, plataformas de elevação e banheiros adaptados. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes do espetáculo, diretamente na bilheteria do teatro. A classificação é livre. ServiçoOrquestra Sinfônica Jovem Criança Cidadã — 4º Concerto Oficial da temporada 2025📅 Data: 14 de outubro de 2025🕗 Horário: 20h📍 Local: Teatro de Santa Isabel — Praça da República, Santo Antônio, Recife - PE🎟️ Entrada gratuita (retirada uma hora antes)👥 Classificação: Livre

Orquestra Sinfônica Jovem Criança Cidadã encerra temporada 2025 no Teatro de Santa Isabel Read More »

Nailson Vieira

Nailson Vieira leva o álbum “Sou, Estou” às sedes da cultura popular de Pernambuco

Turnê estadual percorre espaços tradicionais da Zona da Mata Norte, Sertão e Região Metropolitana do Recife a partir deste sábado (18). Foto: Hugo Muniz O cantor e compositor Nailson Vieira inicia neste sábado (18) a circulação estadual de “Sou, Estou”, seu primeiro álbum, em um projeto que valoriza e dialoga com os espaços da cultura popular de Pernambuco. As apresentações acontecerão sempre aos sábados, em cinco sedes de grupos tradicionais, passando pela Zona da Mata Norte, Sertão e Região Metropolitana do Recife, com entrada gratuita. A primeira parada será no município de Goiana, na sede do Caboclinho Canindé, seguida por uma apresentação em Condado, no dia 25, na sede do Cavalo Marinho Estrela de Ouro. Em novembro, o artista se apresenta em Arcoverde (01/11), na sede do Coco Raízes de Arcoverde, e em Olinda (08/11), no Grêmio Henrique Dias e no Cariri Olindense. O encerramento da turnê acontece em Nazaré da Mata, sua terra natal, no dia 29 de novembro, na sede do Maracatu Coração Nazareno, o primeiro maracatu de baque solto formado apenas por mulheres. Nailson, que assina voz e trombone, é acompanhado pelos músicos Leandro Gervásio (tuba e guitarra), Guilherme Otávio (trompete e guitarra) e Homero Basílio (bateria e percussão). “A ideia foi começar a circulação do álbum por esses espaços porque eles explicam quem eu sou. Eu sou um fruto dos terreiros de cultura popular, então estou retribuindo a minha formação e tudo o que aprendi nesses espaços.”, explica o músico. Além das apresentações musicais, o projeto propõe rodas de conversa entre Nailson e artistas convidados que também têm trajetória na cultura popular e desenvolvem trabalhos autorais. A proposta é promover o diálogo entre o público e os mestres das tradições, estimulando a troca de experiências e o fortalecimento das manifestações culturais. Natural de Nazaré da Mata e estudante de música na UFPE, Nailson carrega a vivência de brincante popular e busca inspirar jovens da periferia a encontrarem na arte uma forma de expressão e sustento. O projeto Nailson Vieira nas Sedes da Cultura Popular conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura. SERVIÇONailson Vieira nas Sedes da Cultura Popular 🎧 Ouça o álbum “Sou, Estou”: https://l1nq.com/Yz094

Nailson Vieira leva o álbum “Sou, Estou” às sedes da cultura popular de Pernambuco Read More »

livro casacor

Pedro Ariel lança o livro “A Grande Beleza: Sonhos” na CASACOR Pernambuco 2025

Obra celebra o tema “Semear Sonhos” e destaca a ancestralidade brasileira em 200 páginas com registros exclusivos das edições da mostra Nesta terça-feira (14), a CASACOR Pernambuco realiza o lançamento do livro “A Grande Beleza: Sonhos”, assinado por Pedro Ariel, autor e curador da mostra. Aberto ao público, o evento acontece no Complexo Niágara S.A., a partir das 18h30, com sessão de autógrafos e bate-papo com o autor. O novo volume, sétimo da coleção, foi inspirado no tema da mostra deste ano, “Semear Sonhos”, e destaca a ancestralidade como fio condutor da narrativa visual. Com 200 páginas de imagens e textos, o livro reúne registros exclusivos das edições da CASACOR 2025, exaltando a criatividade e a diversidade das expressões brasileiras. Os exemplares estarão disponíveis para compra no local. Promovida pelo Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas, reunindo, todos os anos, profissionais de destaque em mais de 20 franquias brasileiras e cinco internacionais. Serviço📚 Lançamento do livro “A Grande Beleza: Sonhos”📅 Data: terça-feira, 14 de outubro de 2025🕡 Horário: a partir das 18h30📍 Local: Complexo Niágara S.A. – Esquina da Av. Rio Branco com a Rua do Apolo, Bairro do Recife – Recife-PE🎫 Evento aberto ao público CASACOR Pernambuco 2025📅 Período: 4 de outubro a 30 de novembro de 2025🕓 Funcionamento:

Pedro Ariel lança o livro “A Grande Beleza: Sonhos” na CASACOR Pernambuco 2025 Read More »

IMG 20251013 WA0029 Easy Resize.com

Exposição na Biblioteca Pública celebra 80 anos de Hiroshima e Nagasaki com mensagem de paz

Mostra integra as comemorações dos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão e reúne fotografias, vídeos e relatos de sobreviventes De 10 a 23 de outubro, a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco recebe a exposição “80 anos de Hiroshima e Nagasaki – Inspirando a Cultura da Paz”, uma iniciativa que convida o público à reflexão sobre os horrores da guerra e à valorização da paz como princípio universal. O evento faz parte das comemorações pelos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão, resultado de uma parceria entre o Consulado-Geral do Japão no Recife e a Biblioteca Pública de Pernambuco. A abertura oficial ocorreu no dia 10 de outubro, às 15h, com a presença do Cônsul-Geral do Japão no Recife. A mostra reúne fotografias históricas, vídeos e relatos de sobreviventes das bombas atômicas lançadas em 1945, destacando tanto a tragédia humana quanto os esforços globais pela construção de uma cultura de solidariedade e convivência pacífica. Voltada ao público em geral, especialmente a estudantes e educadores, a exposição tem o objetivo de inspirar novas gerações a refletirem sobre o valor da vida, do diálogo e da cooperação entre os povos. Serviço📍 Local: Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco – Rua João Lira, s/n, Santo Amaro, Recife – PE📅 Data: 10 a 23 de outubro de 2025🎫 Entrada gratuita👥 Realização: Consulado-Geral do Japão no Recife e Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco

Exposição na Biblioteca Pública celebra 80 anos de Hiroshima e Nagasaki com mensagem de paz Read More »

Capa home site 20251013 093352 0000

Esperança de bicos de penas

*Paulo Caldas A diversidade nos temas dos títulos lançados na Bienal do Livro de Pernambuco, este ano, no segmento voltado para o público infantojuvenil, destacou “Gansonildo”, trama concebida da imaginação da escritora Mitafá. Ambientado nos campos de alfazema da Croácia, nasce uma história de terna perplexidade, Gansonildo, o guia desgarrado dos sete irmãos, ao desaparecer deixa para trás sentimentos de inquietação e tristeza. Solitário em cenários distantes, esqueceu de si, do mundo e até da sua própria essência: o dom de voar. Contudo, Gansodélio, o caçula da família, lembrou que Gansoelda, a única fêmea do clã, um certo dia, colocou uma placa de identificação no pescoço de Gansonildo: a partir de então, falaram aos passarinhos que contaram às corujas, gaviões, águias e tantos avoantes mais. A mensagem viajou no dorso dos ventos, tecendo uma rede de esperança com fios de penas e bicos, até encontrar Gansonildo. A publicação tem o selo da editora Plena Voz com primorosa impressão em policromia. A revisão ortográfica de Zezinha Lins, Orcinia Lima Leite, ilustração de Beta Ferralc e coordenação de Monique Leite. Os exemplares podem ser adquiridos pelo site www.editoraplenavoz.com.br *Paulo Caldas é escritor

Esperança de bicos de penas Read More »