Amanhã, dia 18 de outubro, acontecerá o Desafio Intermodal no Recife. O evento visa comparar diferentes modos de deslocamento na cidade. A concentração está marcada para as 06:30 em três pontos de saída: Praça de San Martin, Mercado de Casa Amarela e Prefeitura de Olinda. Durante o evento, os participantes avaliarão diversos parâmetros, como tempo, energia calórica, custo financeiro e emissão de poluentes, bem como aspectos subjetivos através de questionários.
O Desafio Intermodal propõe comparar diferentes formas de deslocamento dos diversos modais, procurando retratar a realidade das condições de mobilidade da cidade, levando em consideração os prós e contras que estes trazem nos aspectos pessoal, social e ambiental. As avaliações em cada grupo de parâmetros serão dadas dentro dos critérios de avaliação objetiva e subjetiva.
A fórmula utilizada foi pensada com o intuito de deixar o resultado simples e permitir a cada pessoa ponderar que parâmetros mais influenciam em seus deslocamentos. A opção é de parâmetros que realmente influenciam na escolha do deslocamento e rejeita parâmetros que são inerentes ao modal. Por exemplo, ruído é diretamente rejeitado porque é algo imutável no modal, ou seja, o ônibus já sairia de cara perdendo nesse parâmetro antes mesmo do desafio começar.
Na avaliação objetiva serão averiguados os indicadores: tempo, energia calórica, custo financeiro e emissão de poluentes, todos relativos ao deslocamento. E na avaliação subjetiva (aplicação de um questionário na chegada do desafio), dos usuários de cada modalidade a respeito do conforto, segurança, praticidade, infraestrutura e condições do trânsito.
Cada parâmetro terá o seu próprio ranking e os modais serão vencedores nos diversos rankings, possibilitando a avaliação individual e pessoal de cada modal.
Será feito um ranking em separado para os modais bicicleta, carro, motocicleta, ônibus e pedestres, por serem modais básicos que podem ser encontrados em quase todas as cidades brasileiras. Assim, será possível a comparação desses modais com outras cidades no país.