Um dos maiores espetáculos de cultura popular do ciclo natalino está de volta em sua versão integral. Depois de dois anos com experiências online, o Baile do Menino Deus – uma brincadeira de Natal retorna ao Marco Zero do Recife para encantar o público no Natal. Em sua 19ª edição, o espetáculo dirigido por Ronaldo Correia de Brito e produzido por Carla Valença, da Relicário Produções, será encenado nos dias 23, 24 e 25 de dezembro ao ar livre, aberto a todos os públicos.
A peça, que vem incorporando elementos da linguagem popular nacional na celebração do Natal, celebra a autenticidade de uma data que simboliza a vida, o amor e o renascimento. O Baile do Menino Deus é considerado uma ópera popular nordestina contando a história mais famosa do mundo – o nascimento de Jesus Cristo – com o sotaque, a dança e a música da região, pautando-se em tradições de festas e representações teatrais do ciclo natalino no Brasil.
“Neste ano de 2022, quando completa 19 anos na Praça do Marco Zero e 39 anos de encenações pelo Brasil inteiro, o Baile retoma o formato que o consagrou: o de espetáculo de rua. Para esse retorno, muita coisa foi mudada na cenografia, figurinos e adereços. Permaneceram o texto original com acréscimos, a música original de Antônio Madureira com arranjos novos e composições novas. A dramaturgia e a encenação são inteiramente novas”, revela Ronaldo Correia de Brito, diretor do espetáculo, que também assina o texto ao lado de Assis Lima.
Entre as novidades, o Baile tira a orquestra do fosso e a leva para cima do palco, participando das cenas junto ao coro adulto e infantil que circula com os personagens principais. “Duas passarelas atravessam a plateia, permitindo a passagem de músicos, bailarinos e atores pelo meio do público, num diálogo mais próximo com as pessoas. O palco também cresceu e até uma ponte, que lembra a nossa cidade do Recife, foi incorporada ao cenário”, acrescenta Ronaldo.
A premiada diretora de teatro Cibele Forjaz é a encenadora convidada deste ano. Sua presença chega para trazer um olhar mais contemporâneo para o retorno do Baile. “Desejo trabalhar o encontro entre a grande tradição das culturas populares com outras formas do teatro contemporâneo. Ronaldo é um grande conhecedor deste estilo com foco nas visualidades e na parte performática com uma participação da platéia”, explica. A encenadora complementa que veio para “provocar e trazer novas propostas e ideias que serão trabalhadas desde os ensaios com esse grupo que já é uma grande família”. Finaliza revelando que está sendo muito bem recebida pelo grupo.
“Com a pandemia do coronavírus tivemos que nos reinventar. Em 2020 ousamos transportar uma estrutura cenográfica imensa para dentro de um teatro e fazermos um filme. Em 2021, em meio às dúvidas das restrições do convívio social por conta da pandemia, resolvemos ousar ainda mais, trazendo algo novo para o público, um filme, resultado de uma produção cinematográfica grandiosa. Com roteiro desenvolvido por Ronaldo Correia de Brito e direção de Tuca Siqueira. Este ano, retornamos à Praça do Marco Zero, seu lugar de origem há 19 anos. O espetáculo é surpreendente com cenas inusitadas exaltando a força do teatro, da música e da dança. Uma celebração de Natal inspirada nos símbolos e no imaginário da cultura brasileira”, conta Carla Valença.
Elenco – Novas vozes se somam ao elenco cantando as músicas da trilha, tendo como solistas confirmados os músicos e cantores pernambucanos Lucas dos Prazeres, Bela Maria, Adiel Luna e ainda o músico mineiro Maurício Tizumba como convidado especial. E de legado dos anos em que o espetáculo foi transmitido como filme, o evento também vai contar com um telão ao vivo para que o público possa ver mais detalhes de cada momento. Como participantes do musical, nomes já conhecidos da cena pernambucana, como Silvério Pessoa, Isadora Melo, Carlos Filho, Márcio Fecher e Arilson Lopes,e Sóstenes Vidal, que interpreta o Mateus há 19 anos.
A nova edição do Baile ainda traz as crianças do coro infantil agora atuando juntas ao Mateus, e não apenas cantando como anteriormente. “Todo o elenco de atores, cantores, músicos, bailarinos estará mais junto ao público. José e Maria até participam da celebração do nascimento, em meio aos músicos e cantores”, complementa o diretor. O Baile em seu roteiro tenta ainda humanizar o nascimento sagrado e revelar que todos os nascimentos são sagrados, “pois quando nasce um menino renasce toda alegria / por mais humilde que seja é a vida que se cria / é a esperança do mundo que com ele se anuncia”, como afirma o Mateus em uma de suas falas.
SERVIÇO:
BAILE DO MENINO DEUS – UMA BRINCADEIRA DE NATAL
Datas: de 23 a 25 de dezembro de 2022
Horário: sempre às 20h
Local: Praça do Marco Zero do Recife – Recife Antigo – Recife / PE
Acesso gratuito
Acessibilidade: Cadeirante, Audiodescrição e Intérprete em Libras.
Mais informações: www.bailedomeninodeus.com.br