Exposição As Meninas do Quarto 28 recebe curadoras para noite de palestras – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Exposição As Meninas do Quarto 28 recebe curadoras para noite de palestras

Em cartaz desde o último mês de agosto na Galeria Janete Costa, a exposição internacional As Meninas do Quarto 28, será palco, hoje (27), para uma tarde de palestras. Realização do Room 28 Projects Brasil, com apoio do Consulado Geral da Alemanha, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, entre outras instituições, o evento discutirá o processo de construção de memória coletiva e a própria concepção do acervo da mostra, que lembra os horrores do holocausto, a partir dos desenhos de um grupo de crianças confinadas por dois anos no campo de concentração de Theresienstadt, na República Tcheca.

A abertura será feita pela cônsul geral da Alemanha no Recife, Maria Köenning, com mediação das professoras doutoras Maria das Graças Ataíde de Almeida (UFRPE) e Nina Velasco Cruz (UFPE).

Com início às 17h, o evento contará com a presença da própria Hannelore Brenner, idealizadora e detentora dos direitos da exposição e autora do livro que batiza a exposição. Ela abre a série de três palestras, falando sobre o longo caminho necessário para que esse material fosse reunido e circulasse o mundo, percorrido, em parte, por uma brasileira, que também estará na programação. Karen Zolko perdeu uma tia para o holocausto e, após sua mãe se deparar, por acaso, com um desenho da irmã numa exposição no Museu Judaico de Praga, só sossegou quando conseguiu, 38 anos depois, e com a ajuda de Brenner, trazer para o Brasil os desenhos da tia e das demais crianças que dividiram o quarto 28 com ela. Ela encerra as discussões, junto com a também curadora Dodi Chansky, contando essa epopeia.

Antes delas, as professoras e doutoras Barbara Heller (Unip) e Priscila Perazzo (USCS), falarão sobre o processo editorial e a construção de memória, para que a humanidade jamais esqueça o que aconteceu naquele e em tantos outros campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

A programação, que será gratuita e aberta ao público, encerra com uma visita à exposição.

Serviço
Palestras sobre a exposição As Meninas do Quarto 28
Horário: A partir das 17h
Local: Galeria Janete Costa, (Parque Dona Lindu) – Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem
Entrada gratuita
Informações: 3355-9825

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon