Fim de semana tem roda gigante no Marco Zero e muito mais – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Fim de semana tem roda gigante no Marco Zero e muito mais

Com a proposta de promover diversas linguagens de arte urbana, o Festival R.U.A. toma conta do Bairro do Recife, neste domingo (28). E mais: além de atividades ligadas à dança, música, artesanato, moda e grafite, o público poderá se divertir com a uma roda gigante de 12 metros de altura, com capacidade para transportar 24 pessoas. No sábado e domingo, o Teatro Hermilo Borba Filho recebe a peça “Cartas”, que encerra a 17º Semana Hermilo. CurioCidades e Jardim Botânico são temas dos roteiros do Olha! Recife. A Ecoférias da Prefeitura do Recife se encerra neste fim de semana.

CULTURA

Recife recebe 2ª edição do Festival R.U.A.

O Festival que promove diversidade e arte urbana está de volta para a sua segunda edição, após o sucesso do ano passado. O Recife Urbana Arte (R.U.A.), realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), será neste domingo (28), por todo o Bairro do Recife. Serão atividades gratuitas para todos os gostos e idades, das 9h às 21h.

Além das apresentações culturais, das manifestações artísticas e do incentivo à economia criativa, o R.U.A. vai levar uma roda gigante a um dos principais cartões postais da cidade: o Marco Zero.

O Festival RUA é um espaço para promover as várias linguagens de arte urbana, como dança, música, grafite, moda, artesanato, artes circenses, acrobacias e turismo criativo. O Bairro do Recife estará dividido em espaços. O Viva Marco Zero será um espaço para oficinas de pipa, apresentações infantis e dança popular. O grande destaque será a apresentação da Companhia de Dança Cais, comandada pelo bailarino Dielson Pessoa de Mello, com o espetáculo As Mulheres de Abelardo, uma homenagem à obra e vida do artista plástico Abelardo da Hora.

Saiba mais: http://www2.recife.pe.gov.br/node/289477

Espetáculo “Cartas” encerra a 17ª edição da Semana Hermilo

Política, amigos, família, teatro e o amor pela arte da escrita. Esses foram os temas centrais que nortearam uma série de correspondências trocadas entre os escritores Osman Lins e Hermilo Borba Filho, entre 1965 e 1976. Mais de quatro décadas depois, a conversa entre os dois foi transformada em espetáculo teatral, dirigida pelo pernambucano Luiz Manuel, integrante do Coletivo Caverna. “Cartas” será encenada neste sábado (27) e domingo (28), às 20h, no Teatro Hermilo Borba Filho, encerrando a programação da 17ª Semana Hermilo.

Serviço

17ª Semana Hermilo

Espetáculo “Cartas”, dirigido por Luiz Manuel

Sábado (27) e domingo (28), às 20h

Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, s/n, Bairro do Recife).

Entrada franca (ingressos distribuídos uma hora antes, na bilheteria do teatro)

Informações: (81) 3355-3321/ 3321 – (81) 99226-7221 (Whatsapp)

centroapolohermilo.pauta@gmail.com

Exposição “Banzo” no Museu Murillo La Greca

No seu “Novo Dicionário Banto do Brasil”, o músico, escritor e pesquisador Nei Lopes explica que a expressão banzo é originária das línguas quicongo e quimbundo, podendo significar: pensamento, lembrança, paixão, saudade, mágoa. “É uma nostalgia mortal que acometia negros africanos escravizados no Brasil”, sintetiza.

A palavra dá nome à exposição do artista paraibano Thiago Costa, que está em cartaz no Museu Murillo La Greca até o dia 7 de agosto. A visitação é gratuita.

“Banzo” é uma coletânea de obras em que Thiago Costa apresenta um novo olhar para esse sentimento. O artista reconta nossa história com outra perspectiva, na qual essa palavra sai da subjetividade das memórias escravocratas e ocupa um novo espaço de reconexão de criação com o ancestral e suas técnicas e expansão dos nossos territórios da linguagem. O trabalho é uma constelação de sentidos, suspiros, fluxos e refluxos.

Serviço

Exposição “Banzo” – de Thiago Costa

Em cartaz até 7 de agosto

Visitação gratuita

Exposição “Adriana Varejão – Por uma retórica canibal” no MAMAM

O título da exposição faz referência ao vínculo da obra de Adriana Varejão com a tradição barroca. A retórica é uma estratégia recorrente do barroco, sendo um procedimento que busca a persuasão. Se o método rendeu obras e discursos suntuosos e exuberantes, a favor da narrativa cristã e do projeto de colonização europeu, a retórica canibal, ao contrário, se apresenta como um contraprograma, uma contracatequese, uma contraconquista. A mostra ficar em cartaz até o dia 8 de setembro, com visitação aberta e gratuita.

Adriana Varejão – Por uma retórica canibal

Visitação: Até 8 de setembro de 2019.

Terça a sexta, 12h às 18h. Sábados e domingos, 13h às 17h

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães / MAMAM

Rua da Aurora, 265. Informações: (81) 3355-6870

16° Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco

Muita diversão e altas aventuras pelo mundo encantado da dramaturgia infantil. O 16° Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco chega a seu último fim de semana. O projeto é uma realização da Métron Produções, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR).

As peças ocupam os teatros de Santa Isabel, Barreto Júnior e Luiz Mendonça, equipamentos culturais mantidos pela gestão municipal, sábado (27) e domingo (28), às 16h30. O jornalista, escritor e membro da Academia Pernambucana de Letras Cícero Belmar é o homenageado deste ano.

Programação

Teatro de Santa Isabel

Praça da República, 233 – Santo Antonio

27 e 28/07 – Sebastiana e Severina

Teatro Luiz Mendonça

Parque Dona Lindu – Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem

27 e 28/07 – Pinóquio

Teatro Barreto Júnior

Rua Est. Jeremias Bastos – Pina

27/07 – Tio Dodinho e a Bicharada

28/07 – Era uma vez no fundo do Mar

Ingressos à venda nas bilheterias dos teatros.

Valor: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada) para crianças a partir de 02 anos, estudantes, professores e idosos apresentando a carteira.

Informações: (81) 99418-0025 (WhatsApp)

https://www.facebook.com/festivaldeteatroparacrianca/

Exposição “Cinco Pontas” no Museu da Cidade

No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição “Cinco Pontas” está aberta à visitação gratuita aos sábados e domingos, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar.

Informações: (81) 3355-9540. Saiba mais: www.museudacidadedorecife.org .

TURISMO E LAZER

CurioCidades e Jardim Botânico são temas dos roteiros do Olha! Recife

Estátuas de grandes ícones da literatura compõem o Circuito da Poesia e estão espalhadas pelo Centro da Cidade. Passando por algumas delas, a caminhada do próximo sábado (27) do Olha! Recife contará com intervenções artísticas de atores que interpretarão personagens que marcaram o universo da poesia recifense. Chico Science, Carlos Pena Filho e Clarice Lispector são algumas das personalidades exploradas. Este passeio artístico sai às 16h, da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.

Domingo (28), o Olha! Recife oferece um passeio de ônibus para o Jardim Botânico. O espaço é um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica na cidade. Entre os atrativos do Jardim estão trilhas ecológicas, orquidário, jardim sensorial, jardim de flores tropicais, jardim de plantas medicinais, jardim de palmeiras, meliponário, viveiro florestal, coleção de cactáceas, coleção de bromélias e núcleo de educação ambiental. É recomendado que os participantes usem sapatos fechados, roupas leves e calças compridas. O ônibus vai sair às 9h, também da Praça do Arsenal.

SERVIÇO

Inscrições: www.olharecife.com.br

Olha! Recife a pé (sábado)

Tema: Curiocidades – Circuito da Poesia

Dia: 27/07

Hora: 16h

Saída: Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)

Olha! Recife de ônibus (domingo)

Tema: Jardim Botânico

Dia: 28/07

Hora: 9h

Saída: Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)

MEIO AMBIENTE

Último fim de semana da Ecoférias

A Ecoférias da Prefeitura do Recife chega a sua última etapa. A programação gratuita, que teve início no dia 09 deste mês e se encerra no domingo (28), ocorre nos equipamentos de educação ambiental da PCR, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS). O Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, e o Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, estarão sediando diversas atividades que vão desde caminhada ecológica e meditação, até contação de histórias e esquete teatral. Ao todo, foram mais de 100 atividades ao longo do mês para garotada e toda a família, atrelando diversão e consciência ambiental.

Confira a programação completa deste final de semana nos Econúcleos:

Econúcleo Jaqueira, Sábado (27)

9h às 9h30 – Inscrição

9h30 – Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal – Riso

10h – Foco nos manguezais com o jogo da cruzadinha, com a personagem riso da turma mangue e tal

11h – Cordelizando com a Turma Mangue e Tal

13h30 às 14h – Inscrição

14h – Trilha Lúdica Ambiental “Trilha de histórias”

15h – Tangran Ambiental com Otto e seu gato Ulisses

16h – Pocket Show com Maricota e Dom da Turma Mangue e Tal

Domingo (28)

9h às 9h30 – Inscrição

9h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Semeando ideias: oficina de lápissemente ecológico

11h – Oficina de mudas “bombinha de sementes”

13h30 às 14h – Inscrição

14h – Apresentação do espaço sustentável com fantoche de Otto da Turma Mangue e Tal

14h30 – Na Trilha da Biodiversidade com Otto e seu gato Ulisses

15h30 – Oficina de construção de brinquedos sustentáveis com Otto

Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 – Jaqueira

De quinta a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Jardim Botânico, Sábado (27)

9h às 9h30 – Inscrição

9h30 – Brincadeiras- Que bicho é esse? pertenço a esse lugar?

10h30 – Oficina de escrita criativa “Otto e a beleza dos bichos” – Auditório

13h às 13h30 – Inscrição

13h30 – O Tesouro Mangue e Tal

14h30 – Oficina de Origami: Peixe vivo, água limpa

15h30 – Contação de histórias: Jô e o segredo das árvores

Domingo (28)

9h às 09h30 – Inscrição

9h30 – O Tesouro Mangue e Tal

10h30 – Dom e a máquina do Tempo + Jogo da Memória Ambiental

11h30 – Esquete Teatral “O Curupira” – Estréia

13h às 13h30 – Inscrição

13h30 – Historias Cantaroladas (repertório de Luiz Gonzaga)

14h – Contação de histórias: João Jiló e as histórias do Du porto

15h – Vivência Ambiental Musical “Mesa Sonora”

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 – Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon