O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), realizou nesta segunda-feira (22) o maior ato de nomeação de professores concursados para a rede estadual de ensino dos últimos dez anos. Através da publicação da portaria nº 4222, assinada pela governadora Raquel Lyra, foram divulgados os nomes dos 2.907 docentes. A posse dos aprovados ocorrerá até o dia 21 de junho, permitindo que estejam em sala de aula até 20 de julho.
Com essas contratações, o reflexo na folha de pessoal do Estado será de aproximadamente R$ 210 milhões por ano, incluindo o reajuste do piso salarial de 2023. A secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, ressaltou que a nomeação dos novos professores contribuirá significativamente para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede estadual. Além disso, em menos de seis meses de governo, já foram homologados os resultados do concurso para analistas de gestão da Educação, indicando a futura nomeação de mais 596 profissionais para a Secretaria de Educação. “Os novos professores chegam para agregar e não temos dúvidas de que irão incrementar o brilhante trabalho que já é realizado por todos os profissionais que atuam na Educação do Estado de Pernambuco”, declarou.
A governadora celebrou a contratação. “É com grande alegria que a gente anuncia, hoje, a nomeação de 2.907 professores e professoras que vão ocupar todas as regiões de Pernambuco na nossa rede estadual de ensino. Não foi fácil chegar até aqui. A gente pegou um Estado desorganizado, o orçamento sequer dava pra cobrir as despesas com o custeio da Educação. Pagamos mais de R$ 1 bilhão em débitos, mas conseguimos fazer agora esse importante anúncio para os pernambucanos”, afirmou Raquel Lyra.
Dos 2.907 professores nomeados, 608 são para Língua Portuguesa. É a disciplina com maior número de docentes. Em seguida, aparece Matemática, com 478 profissionais. Estão sendo nomeados ainda 344 profissionais para Biologia, 316 para História, 220 para Geografia, 218 para Educação Física, 210 para Química, 122 para Língua Inglesa, 177 para Física, 77 para Filosofia, 59 para Artes, 41 para Língua Espanhola e 38 para Sociologia.