O Janela Internacional de Cinema do Recife recebe, hoje (06), às 17h40, no Cinema São Luiz (Centro do Recife), a exibição do piloto da série para TV Fãtásticos, produção audiovisual pernambucana que mescla terror e fantasia. O público pagante do festival terá a chance de assistir, em primeira mão, ao episódio intitulado “Mancupium” (DCP, 2017), com 48 minutos de duração – primeiro episódio de uma sequência de seis em fase de pós-produção (work in progress). Logo após a exibição, haverá uma conversa com os realizadores André Pinto e Henrique Spencer, no mezanino do cinema, aberta ao público e à imprensa.
A sessão surgiu a partir do convite do diretor artístico do Janela, Kleber Mendonça Filho. “É muito importante, para nós, exibir esse primeiro recorte da série Fãtásticos. Trata-se de um work in progress de uma produção de gênero que o público terá oportunidade rara de ver”, justifica Kleber. Para os criadores da série, a primeira exibição pública servirá como plataforma para captar as reações e opiniões dos espectadores do Janela.
“A gente não esperava isso. O Janela é hoje o festival mais importante de Pernambuco, com uma projeção nacional muito boa. A nossa expectativa é de receber o feedback do público, servindo como um teste de audiência. Apresentaremos um episódio o mais acabado possível, com som mixado e alguns efeitos especiais, mas não está 100% finalizado”, frisa o produtor e co-criador Henrique Spencer.
As filmagens da primeira temporada da série Fãtásticos foram concluídas em setembro, após um ciclo de cerca de dois meses de gravações intensas da equipe. “Neste primeiro episódio, é feita a apresentação das personagens, que já mostra como a trama vai se desenrolar, junto com o relato de contos de terror, dois dos quais gravados ainda na primeira etapa da série, em 2015. Com esta sessão, o Janela oferece a chance de mostrar o resultado de um trabalho de quatro anos”, comenta André Pinto, também roteirista e diretor da série. A dupla assina ainda a montagem e os efeitos especiais elaborados mediante a parceria fundamental do Portomídia. A mixagem de som ficou a cargo do Fábrica Estúdios.
Sinopse – Série em seis episódios, com 18 contos de terror, inspirada nas clássicas antologias de horror e fantasia exploradas na literatura e no cinema, como Edgar Allan Poe, Stephen King, Richard Matheson, além das séries Além da Imaginação e Contos da Cripta, Fãtásticos convida o público a assistir histórias contadas por um grupo de amigos.
No episódio piloto “Mancupium”, o prestigiado escritor Alan Werner em fase criativa decadente reúne-se com um grupo de amigos para ajudá-lo a concluir sua última obra: uma antologia de contos de fantasia e horror. Prometendo dividir os lucros e a autoria do livro entre os presentes, o ambicioso escritor esconde suas verdadeiras intenções. Tanto autor quanto convidados entram noite adentro numa roda de histórias que reserva um rol de incidentes e surpresas.
Realizada pela Plano 9 Produções, a Fãtásticos passou por três fases de produção. Nascida a partir de reuniões entre os criadores e o coletivo Toca o Terror, a produção trilhou os primeiros passos em 2014, após ser contemplada pelo edital audiovisual do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), na categoria Desenvolvimento para de Microssérie para TV com produção do piloto.
Em 2015, foi mais uma vez viabilizada pelo Funcultura, com a complementação do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que permitiu a produção de mais cinco episódios. Com o atraso na liberação dos recursos, as filmagens foram interrompidas em 2016, sendo retomadas em julho deste ano, última fase de produção.
Cada episódio terá de 45 a 55 minutos de duração. No elenco, estão os atores Marcello Trigo (Alan Werner, o escritor-anfitrião), Bruno Goya (que atuou em Aquarius e faz o papel do amigo Jorge Ferro) e Pedro Wagner (que encarna o geek Isaac Zomiav). Também atuam Evandro Lira (Murilo), João Vigo (Alex) e Nataly Rocha (Bárbara). Assim que for finalizada, a primeira temporada já terá grade de exibição garantida, com veiculação pela TV Universitária (TVU), da UFPE, em Recife, além de estar em busca da comercialização para uma primeira janela de exibição.
Serviço:
X Janela Internacional de Cinema do Recife
Sessão especial: Série Fãtásticos (work in progress) / Piloto: Mancupium
André Pinto e Henrique Spencer (Brasil/PE, 2017, DCP)
Esta segunda-feira (06.11), às 17h40, no Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175 – Boa Vista)
Após a exibição, haverá debate no mezanino do cinema (1º andar) aberto ao público
Informações: www.janeladecinema.com.br