Muito forró e gastronomia no São João de Gravatá - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Muito forró e gastronomia no São João de Gravatá

Revista algomais

Para quem gosta de um friozinho noturno, um bom forró e mesa farta, subir a serra para Gravatá é uma das pedidas para o período junino. A cidade se vestiu para os festejos de São João no Arraiá da Felicidade, tem uma programação descentralizada e um conjunto de boas opções gastronômicas para quem vai forrozar ou pular a fogueira.

Polos Juninos

Gravatá criou cinco polos juninos para o Arraiá da Felicidade. Eles vão acontecer no Mercado Cultural e no Polo da Sanfona, além do São João da Gente (que acontece nos distritos da zona rural e nos bairros) e do Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. O Polo da Sanfona será em um pavilhão coberto, montado da Avenida Joaquim Didier, com a cidade cenográfica (São João no Sítio), praça de alimentação e um autêntico forró pé de serra. O Mercado Cultural é outra parada obrigatória para quem visita a cidade. Apesar de ter uma programação especial de São João, o espaço é movimentado o ano todo, principalmente nos finais de semana.

Agenda TGI

Rei das Coxinhas

Logo na chegada de Gravatá, a parada obrigatória é no Rei das Coxinhas. Famoso pelo salgado que leva no nome, o espaço inovou em um doce especial para o período junino: a pamonha coberta com calda de chocolate. Se você estranhou, pode confiar que vale a pena experimentar a combinação. A cobertura é usada na cartola de chocolate, um sucesso da casa. O Rei das Coxinhas tem um cardápio bem vasto de refeições regionais, além das coxinhas diversas e o chocolate quente com segredos vindos de uma chocolateria de Gramado e aperfeiçoados pela família que dirige o negócio.

Charque da Dona Neuza

Com uma trajetória de empreendedores de sucesso, que começaram na feira e depois em casa, a Charque de Dona Neuza se consolidou na cidade, como uma opção para os moradores e turistas que visitam Gravatá. São várias opções de carnes, como picanha e carne de sol, mas a pedida especial é a charque. A opção da charque desfiada é imperdível. A macaxeira frita e a manteiga de garrafa são acompanhamentos obrigatórios.

O empreendimento familiar, localizado pertinho do Polo Moveleiro, oferece pratos fartos e tem na cartola e no pudim de leite alguns dos destaques da sobremesa. A música ao vivo é outro ingrediente da experiência gastronômica da casa. O Charque da Dona Neuza fica na Rua Vicente Soares da Silva 78 (@charquedadonaneuza).

Doce Brownie

O charme de Gravatá combina com o ambiente aconchegante e delicioso das cafeterias. Com a vocação turística e cultural local, a cidade já possui um circuito dessas casas para serem visitadas. Um dos destaques no segmento, localizado no coração do município, é a Doce Brownie. Com uma arquitetura bem tradicional e decorada para os festejos juninos, o empreendimento dirigido por Ju Farias começou vendendo seus brownies na rua e hoje tem sua marca e seus pratos conhecidos para além de Gravatá. A marca tem uma outra unidade em Caruaru. O endereço é: Av. Joaquim Didier, 85 - Centro (@docebrownie)

Apesar do doce levar o nome do espaço, as coxinhas são as mais pedidas na casa. Há opção até de coxinha de carne de sol e catupiry. Cafés, bolos, sorvetes e milkshakes integram o cardápio de sucesso do espaço que possui também quitutes regionais para quem quer mergulhar no período junino também na mesa.

Casa de Mira

A pouco mais de 12 quilômetros de Gravatá funciona no Distrito de Mandacaru o restaurante Casa de Mira. Com um perfil mais rústico, de um sítio mesmo, o espaço oferece self service com uma cozinha bem raiz da gastronomia nordestina, com um fogão à lenha e com o toque especial de Dona Mira nos pratos.

A vista do espaço e a calmaria do distrito são alguns dos atrativos. Para quem quer conhecer uma nova Gravatá mais rural, vale a pena atravessar as paisagens do município até chegar em Mandacaru. O Restaurante Casa de Mira está localizado no Loteamento Laboredo, Distrito Mandacaru (@restaurantecasademira).

Barito Fondue

Para diversificar o cardápio, uma das casas especializadas em fondue na cidade é o Barito Gravatá. O espaço também dispõe de um cardápio regional e uma boa carta de vinhos. A música ao vivo, embalada no Jazz, e o ambiente super aconchegante para o almoço ou para as noites frias da cidade. Dá para conferir a programação musical do restaurante, que é um dos atrativos do espaço, nas redes sociais. Barito Gravatá fica na Av. Cícero Batista de Oliveira, 1778 - Alpes Suiços (@baritofondue).

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon