O final de semana que antecedeu as semifinais da Copa do Nordeste foi positivo para o Náutico e péssimo para o Santa Cruz. No sábado (4), o Timbu recebeu o Imperatriz, no estádio dos Aflitos, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Série C, e passou por cima da equipe maranhense ao vencer por 4 a 2. Destaque para Wallace Pernambucano, que marcou duas vezes.
Com a vitória, o Alvirrubro chegou ao G-4. Já o Santa está em nono lugar. Após empatar com o Treze-PB, no Arruda, o Tricolor pernambucano foi a Fortaleza, no domingo (5), enfrentar o Ferroviário e se deu mal. O Tubarão da Barra impôs uma categórica derrota à Cobra Coral: 3 a 0.
Na próxima quinta-feira (9), tanto Náutico quanto Santa Cruz entram em campo pela Copa do Nordeste. Por questões logísticas, o Santa permanecerá na capital cearense, onde duelará com o Fortaleza em partida única. Em melhor situação, o Leão do Pici é comandado por Rogério Ceni e é uma das equipes que integram a Série A nacional. O fator casa é outro aditivo para o favoritismo do Fortaleza.
O Náutico vai a João Pessoa lutar por uma vaga na final do Nordestão contra o Botafogo-PB. Neste confronto, há um equilíbrio maior de forças, uma vez que os dois times estão na Série C. Ainda assim, o Alvinegro paraibano tem a vantagem de jogar como mandante, o que pode acabar pesando para o Timbu.