Prefeitura do Recife discute parcerias com os Estados Unidos

Da Prefeitura do Recife

Com o objetivo de fortalecer as relações diplomáticas e firmar parcerias que possam trazer investimentos e melhorias para a vida dos recifenses, o prefeito João Campos e a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, participaram de uma reunião virtual com a cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife, Jessica Simon, ontem (3). Na pauta do encontro estavam parcerias para áreas prioritárias da gestão municipal, que também estão alinhadas com as prioridades do governo americano, como educação, meio ambiente e empreendedorismo feminino.

“A gente tem hoje uma satisfação de poder falar com o Consulado Americano e poder continuar essa relação estreita que já existe entre o consulado e a cidade do Recife, sendo um polo para a região Nordeste. É muito importante para a gente isso. E tentar, de fato, aproximar ainda mais as parcerias, sobretudo nesse momento da pandemia do coronavírus e como a gente pode olhar para um nível de parceria que possa estimular não só a atratividade e o crescimento econômico, mas também as políticas sociais no nosso território”, destacou João Campos.

O prefeito do Recife citou a educação como uma área de interesse para parcerias com os Estados Unidos, a exemplo do que já acontece em outros Estados do Nordeste. “No governo do Estado de Pernambuco, temos o programa Ganhe o Mundo, de intercâmbio de pessoas que estudam na rede pública. A gente tem o interesse de fazer um movimento mais ousado e trazer a língua inglesa também na rede municipal de educação, tanto para alunos como para professores”, pontuou o gestor.

Outra prioridade da Prefeitura do Recife discutida na reunião desta quarta-feira, a área de sustentabilidade e enfrentamento da crise climática, também deve ser alvo de parcerias entre a capital pernambucana e os Estados Unidos. “Temos uma ação muito efetiva na área do meio ambiente. O Recife faz parte do ICLEI, inclusive o ex-prefeito Geraldo Julio era o coordenador para a América do Sul. A gente tem uma série de ações específicas para o meio ambiente, desde um Plano Local de Ação Climática e o início em um futuro próximo de novas ações do Parque Capibaribe, de áreas verdes da cidade”, apontou João Campos. “O Recife assinou o protocolo de intenções para zerar carbono até 2050 e o prefeito João Campos vem fazendo um esforço e chamando todo o secretariado para implementar ações efetivas de enfrentamento a uma situação climática que é urgente no mundo todo”, completou Isabella de Roldão.

MULHERES EMPREENDEDORAS – O empreendedorismo de mulheres esteve ainda entre os assuntos discutidos pela gestão e o Consulado. “É uma agenda que faz muito sentido para a gente. Estamos lançando o Crédito Popular do Recife e ele tem priorização na concessão para mulheres. O que pudermos construir de agenda nesse sentido é de nosso interesse”, frisou João Campos.

A cônsul destacou que esse também é um ponto importante para o Governo norte-americano. “O empreendedorismo da mulher é um foco do Departamento do Estado a nível global. Estamos apoiando programas patrocinados por Washington no Brasil e temos interesse em saber como podemos colaborar nessa área. É muito importante apoiar mulheres que estejam começando a entrar nesse campo de negócios”, argumentou Jessica Simon.

O Crédito Popular do Recife, um compromisso assumido ainda durante a campanha eleitoral, foi aprovado por unanimidade na última segunda-feira (1º) pela Câmara de Vereadores do Recife. O programa deverá ser sancionado ainda em março e irá oferecer operações de crédito a empreendedores, priorizando mulheres, jovens, pessoas negras e pessoas com deficiência.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Além dos Estados Unidos, a Prefeitura do Recife também têm buscado interlocução com representantes de outros Consulados localizados na cidade. As reuniões têm o propósito de fomentar iniciativas de cooperação socioeconômica, cultural e tecnológica entre o Recife e os respectivos países. Já foram realizadas interações com os cônsules da China, Argentina e França. Depois, virão Reino Unido, Itália, Japão, Alemanha e Portugal. Ao final da rodada de visitas individuais, no dia 18 de março, a Vice-Prefeita, Isabella de Roldão, responsável pela área de relações internacionais na Prefeitura do Recife, promoverá um evento híbrido (com participações presenciais e online) para reunir o corpo consular e tratar de pautas comuns.

Recife conta com um hub de nove consulados gerais e 34 honorários, liderando a conexão internacional com potenciais parceiros comerciais de algumas das regiões economicamente mais dinâmicas do mundo.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon