Raquel Lyra entrega diplomas aos dez novos Patrimônios Vivos de Pernambuco - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Raquel Lyra entrega diplomas aos dez novos Patrimônios Vivos de Pernambuco

Revista algomais

Homenagem foi feita durante a solenidade de abertura da 17ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural do Estado. Foto: Hesíodo Góes

Os dez novos Patrimônios Vivos de Pernambuco foram homenageados com diplomas pela governadora Raquel Lyra na tarde desta segunda-feira (12), durante a abertura da 17ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural do Estado, realizada no Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife. A cerimônia, que contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, celebrou mestres, mestras e grupos que se destacam na preservação da cultura popular e tradicional do Estado.

Agenda TGI

A governadora Raquel Lyra expressou sua satisfação com a perpetuação da arte pernambucana, destacando a importância de reconhecer e fortalecer esses patrimônios vivos. "É muito lindo ver a arte de Pernambuco se perpetuando de geração em geração. Para mim é uma honra, como governadora, vivenciar situações como essa", afirmou Lyra.

A política pública de Patrimônio Vivo de Pernambuco, criada em 2002, visa a proteção e valorização dos saberes e práticas tradicionais das culturas populares. Ela concede, anualmente, bolsas vitalícias para reconhecer e apoiar esses conhecimentos. A cada ano, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural elege dez mestres, mestras e grupos de diferentes regiões do Estado para integrar essa lista de honraria.

O artesão Chico Santeiro e o Clube Vassourinhas de Olinda foram alguns dos novos Patrimônios Vivos reconhecidos. O evento contou ainda com a presença de representantes de instituições culturais, como a presidente da Fundarpe, Renata Borba, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, e o superintendente do Iphan, Gilberto Sobral, além da secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula.

Os novos Patrimônios Vivos de Pernambuco são:

  1. Benedito Belo da Silva - Benedito da Macuca (forró, Olinda)
  2. Caboclos Cahetes de Goiana (caboclinho, Goiana)
  3. Clube Carnavalesco e Cultural Caiporas de Pesqueira - Caiporas de Pesqueira (clube carnavalesco, Pesqueira)
  4. Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas de Olinda - Clube Vassourinhas de Olinda (clube carnavalesco, Olinda)
  5. Francisco Vicente Nogueira - Chico Santeiro (artesanato, Triunfo)
  6. Índios Tabajaras (tribo indígena, Goiana)
  7. João Antônio da Silva - João Limoeiro (ciranda, Carpina)
  8. João Luiz de Santana - João de Cordeira (mestre em caboclinho, João Alfredo)
  9. Quadrilha Raio de Sol (quadrilha junina, Olinda)
  10. Sociedade Musical Pedra Preta (banda filarmônica, Itambé)

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon