Amanhã (quarta-feira, 20), Recife comemora o 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que se trata do instrumento de direitos humanos mais aceito da história, ratificado por 196 países. A Prefeitura da Cidade preparou uma série de atividades, que se estendem até dezembro e que colocam a infância como prioridade nas comemorações e envolve ações lúdicas e também oficinas voltadas para os públicos infantil e adulto.
As celebrações começam na quarta (20) a partir das 9h, quando cerca de 200 estudantes de educação infantil, professores, gestores e técnicos da Rede de Ensino Municipal, se reunião no Boulevard Rio Branco, a partir das 9h, onde serão recebidos pelos personagens da Turma da Escola e, às 9h30, assistem ao espetáculo musical com a Cigarra Kika. Ainda na quarta-feira, a partir das 8h30, a Secretaria de Saúde promoverá uma oficina de movimento livre pra bebês com Tetê Brandão na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria.
Na quinta-feira (21), Centro de Saúde Ivo Rabelo, no Ibura, será palco de Oficinas de Primeiros Socorros para gestantes e famílias no Programa Mãe Coruja Recife, dentro do Programa Geração Afeto. Na sexta (22), às 14h, os estudantes da Escola Municipal Alto do Maracanã, em Dois Unidos, receberão uma oficina de Gravidez, Internet e Futuro (GIF), com abordagem sobre o Estatuto da Criança e Adolescente. A oficina se repetirá no dia 26 (terça-feira), às 14h, na Escola Municipal Severina Lira. Por fim, no dia 6 de dezembro (sexta-feira), de 8h às 12h, no Espaço a Ponte, no Cais do Apolo, haverá uma culminância para entrega de certificação a mães e familiares atendidas pelo Programa Mãe Coruja Recife que participam do Programa Geração Afeto. Outras informações podem ser obtidas pelo número (81) 3355.8218.
A Convenção dos Direitos da Criança (CDC) – A CDC considera criança todo ser humano com menos de 18 anos de idade, entrou em vigor em 2 de setembro de 1990 possui 54 artigos que reúnem os direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos de todas as crianças e, por sua vez, define as responsabilidades de pais, professores, médicos, etc.
O item um do artigo dois da Convenção estabelece que os países signatários devem respeitar os direitos de cada criança em sua jurisdição, sem nenhum tipo de discriminação, independentemente de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional, étnica ou social, posição econômica, deficiência física, nascimento ou qualquer outra condição da criança, de seus pais ou de seus representantes legais.
Para o secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, os artigos da Declaração são norteadores dos direitos da criança e visam garantir o melhor interesse dela. “A Prefeitura do Recife tem dado prioridade às questões da educação das crianças e adolescentes da cidade, proporcionando ensino de qualidade para 90 mil estudantes, desses, quase 4 mil alunos na educação especial. “Temos Programas como o Manuel Bandeira de Formação de Leitores (que alcança os 90 mil alunos da Rede), Robótica na Escola e Tablets na Escola. Além disso, seremos a primeira cidade brasileira a ter sustentabilidade e emergência climática na grade curricular da Rede de Ensino”.
Para o secretário Executivo para a Primeira Infância do Recife, Rogério Morais, a celebração da data é uma forma de ratificar o compromisso da cidade com a população infantil. “Partimos para criar um Plano Municipal para a Primeira Infância, com duração de 10 anos, portanto mais um passo fundamental para a defesa e a proteção das gerações futuras. Um plano que pertencerá à cidade e, portanto, deverá ser produzido não só pela Prefeitura, mas também por todos os setores da sociedade e, principalmente, pelos protagonistas desta história, as crianças”, ponderou.
Serviço:
Comemoração do 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU
Data: Quarta-feira(20/11), a partir das 9h, Boulevard Rio Branco – receptivo com os personagens da Turma da Escola e espetáculo musical com a Cigarra Kika.
Data: quarta-feira (20/11), às 8h 30, oficina de movimento livre pra bebês com Tetê Brandão, na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria.
Data: Quinta-feira (21/11), às 14h, na Cohab/Ibura, no Centro de Saúde Ivo Rabelo – Oficinas de Primeiros Socorros para gestantes e famílias no Programa Mãe Coruja Recife, dentro do Programa Geração Afeto.
Dia 22, às 14h, na Escola Municipal Alto do Maracanã, Dois Unidos, haverá uma oficina de Gravidez, Internet e Futuro (GIF) abordando o Estatuto da Criança e Adolescente para os alunos da comunidade escolar.
Dia 26, às 14h, na Escola Municipal Severina Lira, Tamarineira, haverá outra oficina de Gravidez, Internet e Futuro (GIF) com a mesma temática do Estatuto da Criança e Adolescente, também para os alunos da comunidade escolar.
Dia 06/12, das 8h às 12h, no Espaço a Ponte, no Cais do Apolo, haverá uma culminância para entrega de certificação a mães e familiares atendidas pelo Programa Mãe Coruja Recife que participam do Programa Geração Afeto.