Resgate animal nos trilhos do metrô - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Resgate animal nos trilhos do metrô

Rafael Dantas

Há uma semana o maquinista Fausto de Barros, que trabalha no Metrô do Recife, viu do seu trem um cágado com o casco rachado perto dos trilhos. O animal, que tentava cruzar a linha do metrô, estava nas proximidades da estação Cavaleiro, num trecho onde as composições passam aproximadamente a 50 km/h. Na ocasião seguinte em que passou pelo local, conduzindo um trem que seguia sem passageiros para a oficina, o funcionário público pegou o animal, colocou na sua cabine e o conduziu para um atendimento veterinário. Com os procedimentos feitos no Hospital da UFRPE, o animal se recuperou e segue alguns tratamentos. A surpresa geral foi quando descobriram que se tratava de uma fêmea, com um detalhe: estava com ovos.

"A princípio levei o animal para o zoológico, mas me informaram que os veterinários de lá só atendiam os animais do horte. Então segui para o Hospital Veterinário, onde foram muito atenciosos. Hoje retornei por lá para ver como ele estava e fiquei feliz em saber que está em recuperação", diz Fausto. Como o hospital fica fechado nos finais de semana, o cágado foi encaminhado para o setor de animais do CPRH.

Agenda TGI
fausto
Fausto Barros é maquinista do Metrorec. (Foto: Rapha Neves)

O estado de gravidade do animal era tão alto que com o atropelamento e a quebra do casco, o pulmão do animal estava exposto, como na foto abaixo. Como parte desse casco foi perdida com o acidente, os veterinários farão uma colocação de pinos a consequente colocação de uma tela com um tipo especial de massa para recomposição.

IMG-20160405-WA0002
Cágado foi encontrado perto da Estação Cavaleiro

O Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) fica em Dois Irmãos, Zona Norte do Recife. O serviço de consultas funciona de segunda a sexta, das 7h30 e 9h. O contato é: 3320.6441.

No caso de entrega de animais silvestres, o local indicado é a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), situada no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, que é responsável pela gestão de fauna silvestre, conforme acordo de cooperação assinado entre CPRH e Ibama. O contato da agência é 3182 8905.

(Por Rafael Dantas)

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon