Todos os grandes acontecimentos globais da humanidade também definiram o rumo da indústria da moda. Dessa forma, vale questionar: o que o mercado da moda pode aguardar nos próximos anos, especialmente num período pós-pandemia? Diante desta questão, o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), por meio do Marco Pernambucano da Moda, realiza a 3ª edição do evento “Marco Mostra Moda”, cujo tema central aborda “Perspectivas da Moda no Pós-pandemia”. O encontro acontece no dia 14 de outubro, no Rooftop do Shopping Tacaruna, das 16h às 22h. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente através do link https://comunicacao.ntcpe.org.br/marco-mostra-moda-2021. As vagas são limitadas.
O público-alvo do evento são empreendedores da cadeia de confecções e moda pernambucana, estudantes e acadêmicos da área de design, moda, consumidores e demais interessados pelas tendências da moda nacional e pernambucana. Para debater as questões, será realizado um talk de abertura com o tema “Moda para seguir adiante”, com Ronaldo Fraga, importante estilista brasileiro que além de marca própria, desenvolve projetos de aculturação de design e geração de renda em todo o país. O Marco Mostra Moda também oferecerá workshops com importantes nomes da moda pernambucana, como Leopoldo Nóbrega e Melk Zeda, além do maquiador Diógenes Coelho. O evento vai oferecer um cantinho gastronômico com a presença do Espetinho da Ceça (Bomba do Hemetério) e o Bistrô Negralinda (Ilha de Deus).
O evento conta com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Shopping Tacaruna e da Plantur JR da UFPE. Além disso, integra as ações de promoção da Campanha Moda PE, que visa enfatizar a importância do polo de confecções do estado através do slogan “É para vestir e investir”.
Workshops
Ministrado por Leopoldo Nóbrega, o workshop “Despertando o olhar criativo com os resíduos de jeans do Polo de Confecções de Pernambuco” tem como objetivo principal aproximar o público dos resíduos reais das indústrias de jeans expandindo conceitos sobre sustentabilidade e consumo consciente. Também pretende estimular um espaço de incentivo e autoral através dos princípios da arte têxtil Upcycling.
No workshop “Desenho de moda: como posso melhorar meu traço?”, o estilista Melk Zda, em uma conversa leve e descontraída mostrará um pouco da sua experiência e ministrará uma oficina prática, mostrando como é possível aperfeiçoar ainda mais o traço, criando um desenho do zero sem ter muita experiência.
Já o maquiador Diógenes Coelho, no workshop “Maquiagem para os olhos em tempo de pandemia: Um novo olhar” vai ensinar técnicas de como valorizar o olhar. Os olhos nunca estiveram tão em evidência como agora. Com o uso frequente das máscaras de proteção, eles se tornaram os protagonistas da maquiagem. Se antes a preocupação era escolher a cor do batom, a moda, agora, é destacar o olhar. Os inscritos devem levar material de uso individual: espelho e um kit básico de maquiagem (sombra, lápis, rímel, delineador, base, corretivo, algodão e demaquilante).
Programação
16h – Credenciamento
17h – Palestra com Ronaldo Fraga com o tema “Moda para seguir adiante”
18h às 18h30 – Debate
19h às 20h15 – Turma 01 – Workshops de Moda e Beleza
20h30 às 21h45 – Turma 02 – Workshops de Moda e Beleza