Seminário na UFPE discute mídia e momento político atual – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Seminário na UFPE discute mídia e momento político atual

Evento “Que país é esse? – Comunicação e política em uma democracia em crise”, que ocorre de 1 a 3 de outubro no Centro de Ciências Sociais Aplicadas, recebe pesquisadores e profissionais da mídia de todo o país

Centrado em discussões urgentes acerca do momento político atual, o seminário “Que país é esse? – Comunicação e política em uma democracia em crise” reunirá pesquisadores de várias áreas das humanidades e profissionais da mídia para mesas redondas e conferências no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de 1 a 3 de outubro. O evento, gratuito, é uma parceria entre os programas de pós-graduação de Sociologia (PPGS) e Comunicação (PPGCOM) da universidade junto ao portal Marco Zero Conteúdo e ao Programa Fora da Curva, que celebra três anos de transmissão na Rádio Universitária FM 99.9.

Entre os temas a serem debatidos, estão os vazamentos da Lava Jato pelo site Intercept Brasil, que será representado no evento pelo diretor executivo do veículo, Leandro Demori. O jornalista fará a primeira conferência do seminário, cuja abertura está marcada para às 18h. No debate, serão levantadas as interseções entre a Mídia, a Política e a Justiça. O evento terá ainda as conferências de Maria Helena Weber, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRGS, especialista em comunicação política, e de Angela Alonso, livre-docente do Departamento de Sociologia da USP, cujas pesquisas tratam das relações entre cultura, ação e movimentos políticos.

Nas mesas redondas do segundo dia, o foco está nas novas maneiras de fazer política, fundamentadas no autoritarismo, nas paixões e na desinformação, com a participação, entre outros, do pesquisador italiano Paolo Demuru, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista. No terceiro dia, as mesas redondas se voltam para possibilidades de mídia alternativa, como o portal Marco Zero Conteúdo e o próprio Fora da Curva, que será tema da sessão das 11h. Outro destaque, também no dia 3, será o Fórum interprogramas “Emancipação das coisas, emancipação dos sujeitos”, com palestra do filósofo Vladimir Safatle (Universidade de São Paulo), às 17h30, e a participação de Filipe Campelo, Franciele Petry e Maria Eduarda da Mota Rocha, como debatedores.

O Fórum consiste em uma interseção entre o seminário e o I Colóquio de Teoria Crítica do Recife, que ocorre nos dias 3 e 4 de outubro, na UFPE e na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Após a conferência, Safatle lançará o livro “Dar corpo ao impossível: o sentido da dialética a partir de Theodor Adorno”. Para Yvana Fechine (PPGCOM), uma das coordenadoras do evento, juntamente com José Luiz Ratton, o seminário gira em torno da preocupação em pensar como as novas formas de comunicação e interação estão sendo decisivas nos processos sociais responsáveis pela ascensão política de nomes como Donald Trump, nos Estados Unidos, e Jair Bolsonaro, no Brasil.

“Achamos importante discutir essas novas formas de fazer política, que, deixando em segundo plano discursos que apelam mais à racionalidade, podem ser pensadas, em alguns casos, como um tipo de um populismo digital, baseado na exploração da emoção, no sentimento e nas paixões, como o ódio, cultivadas sobretudo por meio das redes sociais”, comentou Yvana, professora e pesquisadora do PPGCOM, também integrante do Programa Fora da Curva.

INSCRIÇÕES – As inscrições serão gratuitas e devem ser feitas por sessão, através do site Sympla (https://is.gd/quepais). A entrada será liberada para não inscritos na medida em que haja disponibilidade de vagas no auditório. A programação completa do evento pode ser consultada no mesmo link do Sympla. As conferências serão exibidas ao vivo pelo canal da UFPE no YouTube e pelas redes sociais do Programa Fora da Curva.

SERVIÇO

Seminário “Que país é esse? – Comunicação e política em uma democracia em crise”
Onde: auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Quando: dias 1, 2 e 3 de outubro
Entrada gratuita

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon