Unicap recebe exposição para deficientes visuais e auditivos - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Unicap recebe exposição para deficientes visuais e auditivos

Revista algomais

A Biblioteca da Unicap receberá, de 16 de agosto a 16 de setembro, a exposição “A ponte que nos liga – Exposição para deficientes visuais e deficientes auditivos”. O projeto tem como objetivo levar a arte a pessoas com deficiências visuais e auditivas por meio de tecnologia acessível, utilizando celulares. As visitas mediadas à exposição “Olhar a ponte que nos liga – Mirar el puente que nos une” serão facilitadas através de materiais acessíveis, como Libras, recursos táteis e audiodescrição, desenvolvidos por estudantes dos cursos de Expressão Gráfica, Arquitetura e Design da UFPE.

A exposição presta homenagem ao autor espanhol Miguel de Cervantes e sua obra "Dom Quixote", apresentando pinturas criadas pelo artista plástico Marcos Carvalho, a convite do Instituto Cervantes do Recife. Para acessar a audiodescrição das obras, os visitantes devem utilizar a câmera do celular para ler o QR Code de cada peça, permitindo a escuta de um áudio descritivo através de fones de ouvido enquanto exploram o material tátil. Além disso, vídeos com intérpretes de Libras estarão disponíveis por meio dos mesmos QR Codes, sendo necessário manter o celular em modo silencioso ou usar fones de ouvido.

Agenda TGI

A mostra “Acessando a ponte que nos liga” foi realizada anteriormente em 2016 e 2017 e, durante a pandemia, ofereceu visitas guiadas online por vídeos no YouTube. Financiada pelo edital do Pibexc da Proexc, a iniciativa é promovida pelo Departamento de Expressão Gráfica da UFPE em parceria com a Biblioteca da Unicap, com curadoria e coordenação da professora Sandra de Souza Melo, do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon