Visitação ao Palácio dos Bandeirantes já tem data para reabertura

Com o avanço da imunização em São Paulo, a visitação ao Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, será reaberta no dia 23 deste mês. O roteiro é menos conhecido entre as badaladas opções de museus e atividades culturais na capital, mas guarda um rico acervo de mais de 4 mil obras. O quadro Operários, de Tarsila do Amaral, estampado em todos os livros didáticos e referência em diversas outras publicações, integra a exposição permanente do espaço.

Na preparação para o ano do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o palácio está com a exposição temporária Mulheres Modernas, um aquecimento para as comemorações do próximo ano. Além dos quadros de Tarsila, um deles inclusive que esteve presente na semana mais icônica da arte nacional, há obras de Anita Malfatti e de outras grandes pintoras. Há também quadros e esculturas de artistas plásticos que representam a figura feminina.

A exposição guarda algumas peças de pintores pernambucanos, como Vicente do Rego Monteiro e Cícero Dias.

Além de apreciar os quadros e esculturas, durante a visita é possível conhecer um pouco sobre a história do prédio e um pouco da rotina do governador do maior Estado do Brasil. O local, inicialmente, estava sendo preparado para ser a Universidade “Fundação Conde Francisco Matarazzo”, em meados da década de 50, quando o Governo do Estado assumiu a obra para torná-la sua sede.

O Palácio dos Bandeirantes fica na Avenida Morumbi, 1500, no bairro do Morumbi, em São Paulo. As visitas a partir do dia 23 deste mês acontecem de segunda à sexta, das 10h às 16h. Para grupos pequenos não é necessário agendamento. Para grupos com mais de 10 pessoas é preciso agendar o passeio através do email monitoria@sp.gov.br

 

*Rafael Dantas é repórter da Revista Algomais e viajou a convite da Fundação 25 de Janeiro (rafael@algomais.com)

 

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon