Na semana da Psoríase, especialista alerta sobre a doença – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Na semana da Psoríase, especialista alerta sobre a doença

Revista algomais

113

Outubro é o mês escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase. A doença, que atinge cerca de 2% da população brasileira e 125 milhões de pessoas no mundo, é caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas na pele que geralmente aparecem nos joelhos, cotovelos, unhas, mãos, pés e couro cabeludo.

A campanha tem o objetivo de combater o preconceito, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras da doença. “A psoríase pode ser acentuada por fatores estressantes”, explica a dermatologista da Real Derma, Rosana Chagas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a redução da ansiedade e estresse é importante no controle da doença. “Não existe a cura, mas os tratamentos são eficazes podendo variar em medicações tópicas (cremes e pomadas), orais e injetáveis”, orienta a dermatologista.

A característica que mais marca a pessoa que tem a doença é o impacto que ela tem sobre o bem-estar físico e emocional. “Existe um preconceito das pessoas que não possuem conhecimento sobre a psoríase. Por conta das lesões, algumas acham que é contagiosa. É importante ressaltar que não há nenhum risco para quem convive com o paciente de psoríase”, explica Rosana Chagas.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon