Criação de arte em qualquer plataforma é o princípio da mostra “Animalis”

O experiente desenhista, fotógrafo e diretor de arte e de criação Carlos Vasconcelos prepara-se para essa nova empreitada com foco na plataforma digital, ampliando sua atuação de décadas para novos campos com foco na arte. Explorando o estilo “concept art”, que é bastante utilizado e desenvolvido no cinema de animação e nos games, sua exposição “Animalis”, em seu Centro Cultural de Criação, na Boa Vista, até o dia 31 de outubro, congrega a natureza selvagem em imagens exclusivas captadas pelas lentes do próprio artista, que transformam cliques comuns em diversos olhares inusitados para cada observador sobre as possibilidades de transformação e criação artística. “Cabe ao observador definir e desenvolver o discurso que quiser. Sabe aquelas pessoas que dizem: eu gosto muito de arte, mas não entendo! São as que elaboram internamente, as mais complexas leituras de uma obra”, diz o multiartista sobre a perspectiva que espera quanto ao novo empreendimento artístico.

 

Focado na natureza animal brasileira, “Animalis” dá continuidade às intervenções desenvolvidas em 2017 com “Personagens urbanos”, com esculturas em madeira, e o “Ensaios sobre geografias faciais”, fotografias manipuladas em programas editores. Esse projeto traz outra forma de interagir de forma lúdica, denuncia ou pura celebração com os protagonistas nesses 15 registros exclusivos do multiartista, que concretizam ilustrações que trazem essas diversas possibilidades de interpretação por parte de cada observador. “Quando em maio deste ano comecei a selecionar meus arquivos de animais, constatei como eram vastos esses registros feitos no Zoológico de São Paulo, no Parque das Aves em Foz do Iguaçu e em estadias em Bonito e no Pantanal. E, como a fotografia já não bastava, comecei um trabalho em programas de edição”, comenta.

Com o objetivo de conduzir assim novos olhares sobre a imagem a sua frente com essas representações visuais únicas, Carlos Vasconcelos traz provocações que vão além dos questionamentos filosóficos iniciais, que o motivaram ao longo de sua trajetória de mais de três décadas em diversos campos das artes.

Experiente desenhista, fotógrafo, diretor de arte e de criação, cuja formação incomum sempre o levou a experimentar essas facetas profissionais, essa exposição integra imagens feitas pelas lentes do próprio Carlos no Zoológico de São Paulo e no Parque das Aves em Foz do Iguaçu, além de alguns registros em estadias na cidade de Bonito e em viagem no Pantanal. “Natureza sempre foi um alimento maior para o meu espirito. A fauna especificamente é provedora de grande parte de meu aprendizado de vida, a observação dos animais, para mim, tem o mesmo sentido que a leitura da melhor filosofia: Homero, Sócrates, Platão, Aristóteles e até Nietsche. O conhecimento de ambos (a natureza e da filosofia) me fez achar tolo um dos primeiros questionamentos da humanidade: de onde venho, quem sou, para onde vou”, diz.

A mostra “Animalis” fica em cartaz no Centro Cultural de Criação até o dia 31 de outubro, com visitas agendadas por email (carlosvcriacoes@gmail.com ) ou pelo whatsapp (81 9.9925-1314), nos horários em que o local estará aberto para visitação, a cada semana, numa agenda que poderá ser conferida pelas redes sociais como o Facebook (https://www.facebook.com/EspacoCulturaldeCriacao/) e no site https://carlosvasconceloscriacoes.com. “Todas as semanas divulgaremos os horários em que o centro estará aberto para visitação, uma vez que ele abriga workshops, oficinas e diversas outras atividades. Esses procedimentos visam tornar este centro de arte, dirigido a uma maior dinâmica de eventos culturais a serem disponibilizados aos amantes da arte”, completa Carlos Vasconcelos.

Desta forma, será possível receber clientes para encomendarem diversos tipos de serviços realizados por Carlos Vasconcelos. Seus cliques comuns, com diversos olhares inusitados sobre as possibilidades de transformação e criação artística, podem ser conferidos também em portfólio digital https://carlosvasconceloscriacoes.com, que congrega um pouco de todos os seus trabalhos e criações. E, além de conhecer um pouco das experiências históricas culturais do profissional, pode-se acessar também loja virtual para adquirir uma cópia da série limitada em escala pequena, média e grande de uma das peças da nova série “Animalis”.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon