Goiana celebra os 200 anos do início da Revolução de 1821 - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Goiana celebra os 200 anos do início da Revolução de 1821

Rafael Dantas

No dia 28 de agosto de 1821 marcharam para Goiana os revolucionários que tinham por objetivo a derrubada do último governador Português em Pernambuco. No dia 29, eles elegem uma Junta Governativa Provisória e seguem  nas semanas seguintes avançando para cercar o Recife até garantir na Convenção de Beberibe a queda de Luiz do Rego e a realização de eleições. Para marcar esse acontecimento, pouquíssimo conhecido entre os pernambucanos, o Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana realizou ontem uma sessão magna sobre a data, que aconteceu na Câmara Municipal.

Em frente à Prefeitura de Goiana foi fixado ainda um painel comemorativo do bicentenário da Revolução de 1821. O local escolhido para a celebração não foi por acaso. Na atual sede da Prefeitura de Goiana funcionou no passado a Casa de Câmara e Cadeia, local onde os revolucionários se reuniram para realizar a eleição para a Junta Governativa Provisória. Foi afixado também um segundo painel na atual Câmara Municipal. O outro painel foi colocado, no dia 28, em frente ao Convento da Soledade em Goiana. No sítio da Soledade a tropa ficou reunida em 28 de agosto de 1821 antes de seguir para a Casa de Câmara e Cadeia.

Agenda TGI

O projessor Josemir Camilo de Melo, historiador e doutor, proferiu um discurso no evento. Ele é autor de uma pesquisa que resultará em um livro sobre o bicentenário do movimento. A palestra está gravada no canal do Youtube do Instituto, que pode ser conferida no link abaixo, como toda a solenidade.

Outros eventos em celebração e divugação da Revolução de 1821 devem acontecem nas próximas semanas nas cidades que têm relação com o movimento. A Algomais publicou uma reportagem especial sobre os 200 anos da Revolução de 1821, na edição 185.3.

*Por Rafael Dantas, repórter da Revista Algomais (rafael@algomais.com)

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon