Pesquisa com CEOs mostra a crescente popularidade do trabalho híbrido

Estudo realizado pelo Grupo IWG mostra que 75% dos CEOs planejam continuar com o modelo em 5 anos (Foto: gerada por IA, no Bing)

A evolução contínua do cenário de trabalho aponta para transformações significativas em 2024. Segundo o relatório “The Future of Work Trends Forecast 2024”, conduzido pela empresa IWG, o modelo de trabalho híbrido emerge como uma megatendência fundamental, alterando substancialmente a dinâmica laboral mundial. De acordo com pesquisas acadêmicas realizadas por instituições, como a Universidade de Stanford, entre 30% e 50% dos profissionais de escritório devem adotar a modalidade de trabalho híbrido a longo prazo. Adicionalmente, 75% dos CEOs entrevistados pela IWG antecipam que suas organizações permanecerão operando com um modelo híbrido nos próximos cinco anos.

Sustentabilidade no radar

Adicionalmente, a pesquisa conduzida pela IWG em colaboração com a Arup revelou que o trabalho remoto tem o potencial de reduzir as emissões de carbono em até 87%. Essa constatação destaca o papel do home office não apenas na transformação dos métodos de trabalho, mas também na contribuição para a sustentabilidade ambiental. Outra tendência destacada pelo estudo é o aumento da participação de profissionais mais experientes no mercado de trabalho, impulsionado, principalmente, por fatores econômicos. O conceito de “unaposentadoria” torna-se uma realidade em ascensão, com as empresas reconhecendo e capitalizando a valiosa experiência e habilidades desses trabalhadores maduros.

Contudo, a automação emerge como uma força transformadora adicional no mercado de trabalho. A presença crescente da inteligência artificial no ambiente laboral destaca a necessidade crítica de qualificação dos funcionários nesse campo. A capacidade de trabalhar de maneira criativa e responsável com a IA torna-se essencial para os profissionais, evidenciando a importância da atualização e aprimoramento das habilidades diante dessa evolução tecnológica.

Tiago Alves, CEO do IWG no Brasil

“Os profissionais do regime híbrido podem ajustar seu trabalho às suas vidas, inclusive reduzindo a necessidade de longos deslocamentos diários. Oferecer a opção híbrida é uma maneira importante e simples para as empresas mostrarem que se importam com seus funcionários. Isso permite que eles tenham mais controle sobre seus horários e mais tempo livre. As companhias que adotam o trabalho híbrido percebem não apenas uma equipe mais saudável, mas também mais comprometida e produtiva”

Como benefícios do trabalho híbrido:

  • 76% destacaram equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho,
  • 52% a possibilidade de passar mais tempo com amigos e familiares,
  • 47% economizar dinheiro viajando em dias de menor movimento
  • 30% desfrutar de férias mais longas
Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon