Megamurais desenham a paisagem urbana do Recife – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Megamurais desenham a paisagem urbana do Recife

Mais arte nas ruas da capital pernambucana. Desde 2023, o Recife tem sido embelezado com seis novos megamurais, enriquecendo a cidade com cores e arte que prestam homenagem às tradições culturais locais, como o maracatu, o frevo, o coco e o brega. Esses murais destacam figuras icônicas como Naná Vasconcelos, Aurinha do Cocô e Reginaldo Rossi, enaltecendo suas contribuições para a cultura da região.

Essa iniciativa é resultado do primeiro edital público de Pernambuco, promovido pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, que tem transformado os prédios da cidade em verdadeiras obras de arte. O tema do edital, intitulado ‘Recife Cidade da Música’, visa celebrar a identidade musical da cidade e sua recente inclusão na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de música.

Inscrições para novos projetos de megamural

Em comemoração à semana de aniversário da cidade, a Prefeitura do Recife, por intermédio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, lança uma iniciativa pioneira direcionada aos residentes de prédios com fachadas cegas, ou seja, desprovidos de janelas, na região. Até o dia 15 de abril de 2024, os moradores têm a chance de inscrever seus edifícios para receber um megamural que celebra a diversidade de ritmos, a riqueza histórico-cultural e o potencial criativo dos recifenses.

Os interessados em participar podem completar o formulário online disponível no link da bio do @inovacaourbana ou no site https://bit.ly/megamuraisrecife. A equipe encarregada pela realização dos megamurais analisará as inscrições e programará visitas técnicas, contanto que o prédio atenda aos critérios estabelecidos, como a ausência de abertura na fachada, acesso à cobertura do edifício e uma empena com área mínima de 200m².

Flaviana Gomes, Secretária Executiva de Inovação Urbana

“Queremos que todo recifense saiba que pode contribuir para o embelezamento da cidade através da arte urbana. É só o síndico autorizar que a gente faça uma vistoria técnica e, se for viável, já liberamos para os artistas. Já entramos em contato com muitos edifícios, mas não obtivemos sucesso e temos muitos projetos lindos esperando a liberação dos prédios. Os megamurais têm se tornado verdadeiros cartões-postais para a cidade, além de revitalizarem a fachada dos edifícios”

(Imagem do Edifício com megamural de Nana Vasconcelos tem fotografia de Winnie Barbosa, as demais são de Uenni)

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon