A morte é uma realidade inevitável para todos os seres vivos. Mas, se para os adultos, muitas vezes é difícil falar sobre o assunto, o que acontece quando é preciso acolher e conversar sobre o luto com as crianças? Nesse momento, é comum passar várias dúvidas na mente das pessoas. “Qual a melhor maneira de explicar a perda de um ente querido?, Quando é a hora certa para abordar o assunto?, Será que estou sendo muito direto ou muito vago?”.
“A verdade é que, para navegar por essa conversa, respeito e sensibilidade podem ser um caminho para ajudar as crianças a entenderem e processarem suas emoções”, explica a psicóloga especialista em luto do Cemitério e Crematório Morada da Paz, Mariana Simonetti.
No episódio “Como falar sobre o luto com crianças?” da nova temporada do podcast “Morada do Cuidado”, uma iniciativa promovida pelo Morada da Paz, no ar a partir do dia 30 de maio, Mariana Simonetti conversa com Millena Batista, psicóloga e atuante na área de Educação infanto-juvenil.“Os desafios em falar sobre luto com crianças incluem a dificuldade de encontrar uma linguagem apropriada que seja ao mesmo tempo honesta e sensível à idade da criança. Além disso, há o receio de provocar mais tristeza ou medo”, acrescenta ela.
“A sociedade, por vezes, subestima a capacidade das crianças de compreender e processar o luto, levando a um tratamento mais superficial do assunto com elas. Esse subestimar pode resultar na falta de espaços adequados para as crianças expressarem e lidarem com suas emoções de luto”, completa Mariana Simonetti. Gravado no formato videocast, com duração de 30 minutos em média, o programa está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio (Spotify, Deezer e Amazon Music) e no canal do YouTube do Morada da Paz.
Morada do Cuidado – Viver o luto após a perda de um ente querido costuma ser um momento muito delicado na vida de muitas pessoas. Diante disto, o Morada da Paz criou o Morada do Cuidado, uma plataforma multimídia que oferece conteúdos especializados em luto. Através da ferramenta digital, o público encontra gratuitamente conteúdos, programas e recursos que auxiliam e orientam o enlutado com informações seguras sobre o tema, com a curadoria de psicólogos e profissionais capacitados no assunto.
Como desdobramento do projeto, surge em 2022 o podcast Morada do Cuidado. A iniciativa busca conscientizar, através do diálogo e experiências compartilhadas, sobre temas como a vivência do luto. Atualmente, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo. No último ano, o Morada do Cuidado foi reconhecido com uma Menção Honrosa na premiação Pursuit of Excellence Award, conferido pela National Funeral Directors Association (NFDA), maior associação de serviços funerários do mundo.
Acesse: